PIB Jaciara

"...para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade". 1 Tm 3:15

sábado, 9 de junho de 2012

PASTORAL: “OS CÉUS PROCLAMAM A GLÓRIA DE DEUS”


                                                                       *Pr Gercioni Oliveira

É com muita alegria que escrevo estas poucas palavras, após um período de cinco meses frente à Primeira Igreja Batista de Jaciara.
Acredito que se pudéssemos ver o filme das primeiras pessoas que chegaram nesta cidade, e conseqüentemente nesta igreja, notaríamos que naquela época as coisas eram mais simples, porém mais difíceis, onde os recursos escassos não possibilitavam a realização de muitas coisas, porém, mesmo assim fizeram muito.
Todavia, a simplicidade das coisas, a dificuldade e a falta de recursos, tornavam as pessoas mais humanas; mais solidarias e acima de tudo, mais dependentes de Deus, com a capacidade de contemplar a Sua glória que está visivelmente em sua criação. “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Sl.19.1
O que está acontecendo conosco? O que tem nos tornado frios e indiferentes neste tempo?
O ser humano moderno está perdendo a sensibilidade da contemplação da glória de Deus. A correria do dia a dia tem sido intensa e a “falta de tempo” tem roubado um dos maiores privilégios concedido pelo criador, contemplar a sua glória. Muitos Conseguem contemplar a televisão com seus programas de entretenimento, e outros meios tecnológicos como computador, porém, não conseguem desenvolver relacionamentos abençoadores.A vida comunitária está muito distante e conseqüentemente a preocupação com o bem estar do outro, nem se fala.
Felizmente o crente atual não enfrenta as mesmas dificuldades que os nossos irmãos no passado enfrentaram, mas infelizmente estamos muitos distantes uns dos outros. Creio que é possível resgatar muitas coisas boas que ficaram para trás. Só depende de cada um de nós.
Contemple a Glória de Deus! Ela está bem visível. Você pode vê-la no canto de um pássaro, no sorriso de uma criança ou simplesmente na face de seu irmão.
Esta igreja completará no próximo dia 16/06/2012, 57 anos de história nesta cidade. Por aqui já passaram centenas de pessoas que tiveram suas vidas impactadas pelo poder do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Algumas delas estão em outras denominações e outras já partiram para Glória do Senhor, porém o mais o importante é que a Primeira Igreja Batista de Jaciara tem anunciado que só Jesus Cristo Salva, até que Ele venha nos buscar.
A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém!

                                                                 *Pr Gercioni Oliveira é pastor presidente da PIB Jaciara/MT

VAMOS FESTAR !!!



 Sábado vindouro, 16, nossa Igreja, a PIB Jaciara, completará 57 anos de existência. Como diz o pastor Gercioni; “tem festa no céu”.
“Tem festa no céu” e também aqui no pátio da PIB Jaciara!
VAMOS CONFERIR?
1ª FEIRA GASTRÔNICA : Os homens, a MCA e os jovens, estão armando barracas com guloseimas diferenciadas: do caldo de cana e do algodão doce à paçoca cuiabana na da barraca dos homes; dos caldos e quitutes  na barraca da MCA; pizza, cachorro guente e outros petiscos na barraca dos jovens!
NOITE DE TALENTOS: Pelo palco irão passar vários talentos evangélicos jaciarenses. Solos, duetos, coral, quartetos e bandas. Se você canta (e encanta) o palco da aniversariante batista, é todo seu. Venha soltar a voz conosco!
E A CRIANÇADA? Não foi esquecida! Pula – pula, pipoca, algodão doce e outros encantos infantis.
É; ninguém será esquecido!
VENHA, VAMOS JUNTOS CANTAR PARABÉNS PRA VOCÊ À IGREJA MAIS JOVEM DE JACIARA, afinal são só 57 anos!
E para completar a festança, domingo, 17, vamos participar de vários batismos.
É a festa completa!!!!
Vale ou não vale a pena festarmos juntos??????

O HOMEM QUE DEUS ESCOLHEU


DIA DO PASTOR: (2º domingo)

Homem que Deus escolheu.
Acredita que ele voltará.
Reconhecido pastor verdadeiro;
Olhando para o mundo inteiro;
Leva pessoas a Jesus Cristo,
Dignifica seu nome no que faz,
Orando por quem é incapaz.
Sua vida nas mãos do senhor,
Indo por onde for.
Levará consigo a família,
Vivendo com integridade,
Amando a palavra e a verdade.

Homenagem da PIB Jaciara à seu pastor; Gercioni Oliveira.

UM JEITO DIFERENTE DE OLHAR PARA O SALMO 23



   O Senhor é o meu Pastor...Isto é relacionamento!
Nada me faltará...Isto é suprimento!
Caminhar me faz por verdes pastos...Isto é descanso!
Guia-me mansamente a àguas tranquilas...Isto é refrigério!
Refrigera minha alma...Isto é cura!
Guia-me pelas veredas da justiça...Isto é direção!
Por amor de seu nome...Isto é propósito!
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte...Isto é provação!
Eu não temeria mal algum...Isto é proteção!
Porque tu estás comigo...Isto é fidelidade!
A tua vara e o teu cajado me consolam...Isto é esperança!
Unge a minha cabeça com óleo...Isto é consagração!
E o meu cálice transborda...Isto é abundâcia!
Certamente que a bondade e a misericordia me seguirão todos os dias da minha vida...Isto é benção!
E eu habitarei na casa do Senhor...Isto é segurança!
Por longos dias...Isto é eternidade!
"O que é mais valioso não é o que nós temos em nossas vidas, mas QUEM nós temos em nossas vidas."
Amém...aleluias!


                                                                                                                                  Autor desconhecido

JANTAR DE CASAIS

No dia 19 de maio, sábado,  aconteceu o jantar para casais realizado pela Igreja.
O salão, cedido gentilmente pelos irmãos Cleber e Sueli Martins, foi habilmente transformado num local acolhedor  e aconchegante  e 76 (setenta e seis casais) participaram de momento que ficará registrado na história batista jaciarense. Os objetivos propostos pela Igreja em relação ao jantar, todos eles foram plenamente alcançados para honra e glória do Senhor Deus a quem servimos. 
O pastor Gercioni agradeceu aos irmãos e irmãs responsáveis pela realização do mesmo, bem como a todos que compareceram ao local.


Relembrando alguns momentos:

BOAS VINDAS AOS CASAIS - Diaconisa Marlene

COMISSÃO DE RECEPÇÃO



















IRMÃS PREPARANDO AS LEMBRANCINHAS

MENSAGEM - Pr GERCIONI

MÚSICA AO VIVO 

Pr GERCIONI E ESPOSA 


VISTA PARCIAL DA MESA 

PORTARIA 







CEM DIAS DE ORAÇÃO: CAMPANHA VISA IMPACTAR JACIARA COM BOAS NOVAS DO EVANGELHO


“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Crônicas 7:14

Desde o dia 23 de maio até o dia 31 de julho, as Igrejas Batistas do Brasil estarão de joelhos no chão orando ininterruptamente, durante 100 dias, pedindo a Deus para impactar o país com as bênçãos dos céus. A campanha “Seja Luz” espera mobilizar todo o povo batista orando diariamente pelos motivos relacionados em um manual distribuído às igrejas da denominação. Além da oração, a campanha consiste na leitura das 13 cartas do apóstolo Paulo e da carta aos Hebreus, totalizando 100 capítulos.
Em Jaciara, os batistas jaciarense se engajaram na campanha e estão orando diariamente para mudar a história do nosso município com o poder da oração. O pastor Gercione Oliveira afirma que; “Cremos que se orarmos Deus agirá e mudanças profundas acontecerão em Jaciara e em nossa pátria. Estamos acostumados a orar somente pelos nossos próprios interesses, mas é preciso orar pelas necessidades de todo o povo brasileiro”.

Segundo o pastor, são 100 dias, 2.400 horas, 144 mil segundos, dedicados para dobrar os joelhos, orar, clamar, interceder, suplicar e buscar a face do Senhor pelo Brasil e em particular, cada Igreja pela sua localidade.

VEM AI A TRANS JACIARA


A campanha Seja Luz termina no dia 31 de julho com uma grande Trans (operação Jesus Transforma - A TRANS é uma grande campanha de evangelização.), mobilizando 100 mil batistas para estarem nas ruas evangelizando a nação de norte a sul, de leste a oeste. As Trans são a linha de frente no processo de avanço missionário da JMN e das igrejas, abrindo portas para tornar conhecido o evangelho e o modo de ser igreja dos batistas.
Em Jaciara a meta da Igreja Batista é mobilizar o maior número possível de na Trans Jaciara, inicialmente com 16 missionários e pelo menos 50 voluntários que vão evangelizar  em pontos estratégicos de alguns bairros na cidade alcançando grande parte da população jaciarense.
Você é nosso convidado para atuar na Trans. Fale com o pastor Gercioni ou com Manoel. Seja Luz e ajude a transformar Jaciara.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

UM POUCO DA HISTÓRIA SOBRE OS BATISTAS JACIARENSES


VISTA PARCIAL DO TEMPLO  - 1957



O      trabalho Batista em Jaciara começou no ano de 1.954. Nos meados do ano, o casal Zeferino Pereira do Sacramento e Virgilia Barbosa do Sacramento, atendo o convite de José Martins e sua esposa, começaram a se reunir dominicalmente num barraco coberto de pano, no local onde hoje funciona o Posto Cidade.
Até ser convidado por Zé Martíns, mesmo já sendo batista – veio da Bahia convertido, Zeferino e sua família, assistiam e participavam dos cultos que ocasionalmente eram realizados por um missionário itinerante da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
Irmã Virgilia nos contou que ficou surpresa ante o desafio proposto por Martins, cujo raciocínio foi bastante simples: “Vocês e família, eu, Geralda e nossos filhos, podemos reunirmos uma vez aos domingos, num trabalho nosso, até que Deus nos envie outros reforços e um missionário para nos ajudar”.
Num domingo, cujo dia e mês, nem Martins ou Sacramento sabem precisar - só afirmam que foi no inicio do ano, debaixo daquele barraco de lona, as duas famílias realizaram a primeira Escola Dominical, reaproveitando material que ainda trouxeram de suas igrejas de origem.
Deus, em sua infinita misericórdia, ouviu as petições das duas famílias e no início do ano seguinte, o casal Olindina e Francisco de Oliveira, o popular “Chagas” - juntamente com sua família, veio reforçar a Escola Bíblica Dominical aumentando assim o número de crentes batistas no município. Era domingo, dia dezesseis de junho de 1.955.
As três primeiras famílias batistas, em solo jaciarense, resistiram bravamente as lutas e tentações e apesar dos inúmeros convites que recebiam da parte de “outros crentes de outras igrejas”, se mantiveram firmes e tocaram o trabalho sem até então receber a visita de qualquer missionário ligado á Convenção Batista Brasileira.

Miss. Ana Wollermenin - memorian 

A CHEGADA E O TRABALHO DO PRIMEIRO MISSIONÁRIO


No final do ano de 1,956, o casal Zeferino e Vírgila receberam a primeira visita da Missionária Ana Wollemen.
A partir da chegada da missionária, o trabalho tomou outro rumo. Começou a crescer e a casa dos Sacramentos já não cabia os novos convertidos. Com bastante trabalho e muita dedicação, a irmã Wollermen conseguiu levantar recursos junto aos irmãos americanos e no terreno doado pela companhia CIPA, começou a construção do templo sede, que posteriormente sofreu pequenas modificações na sua estrutura física.
O templo Batista, tal como o conhecemos, foi edificado em 1.957. Para sua construção, a missionária Wollermen conseguiu levantar recursos junto à Junta de Richmond - EUA. Dada a urgência de se ter um local próprio para cultos, a construção foi empreitada ao irmão Zeferino Sacramento, que trabalhava como pedreiro. Na inauguração do templo elegeu-se a primeira diretoria da Igreja Batista em Jaciara quando foi eleito o primeiro vice - moderador, o irmão Euclides de Carvalho, sendo que nos anos seguintes o cargo foi exercido por; José Martins e o próprio Zeferino.
Missionária zelosa e prestativa, Ana Wollermen sentiu logo a necessidade de também ajudar a comunidade jaciarense de outras formas além da evangelização. Graças  à este sentimento, três anos após a inauguração do templo, a igreja Batista em Jaciara inaugurou a primeira escola evangélica do Vale São Lourenço. Na área educacional na época, existiam as escolas do Brilhante (no local denominado com o mesmo nome) e a municipal, onde hoje funciona a Escola Estadual de Primeiro Grau Prefeito Artur Ramos.
Segundo relatou o ex – prefeito jaciarense Ramon Ytacaramby - foi de Ana Wollermen o primeiro carro que rodou pelos carreadores jaciarenses. Segundo testificou Ramon, várias vidas foram salvas graças á prontidão com que a missionária sempre se dispunha em atender os doentes que precisavam ser transportados para fora da currutela, afirmou o ex-prefeito.
Estas e outras ações praticadas pela missionária Wollemen transformou - a numa espécie de referência do trabalho evangélico realizado na cidade. Mais de quarenta anos depois de ter deixado a comunidade, a missionária Ana, ainda é lembrada e sua memória reverenciada como um verdadeiro vaso de benção nos anais da história jaciarense.

O DESAFIO DA CONTINUIDADE DO TRABALHO.

Depois da partida da missionária Ana Wollermen, vários pastores passaram pelo campo jaciarense, cada um deixando a sua marca pessoal, porém procurando continuar de maneira digna e proveitosa a obra batista que Deus instalou neste local.
Atualmente a igreja é dirigida pelo Pastor Gercioni Oliveira, chegado recentemente (fevereiro de 2012), da capital Cuiabana, bacharelado nos cursos de Letras, pela UFMT e teologia, pelo Seminário Teológico Batista Centro América, ambas as faculdades em Cuiabá/MT.

Obs.: Histórico elaborado pelo jornalista Manoel de Jesus, conforme testemunhos de membros e demais conhecedores da história da Igreja no município de Jaciara.
As entrevistas foram realizadas pessoalmente pelo jornalista, em junho de 1.998, época em que ainda eram vivos a maioria dos depoentes.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE MUDAR


                                                  
VISTA PARCIAL DO TEMPLO BATISTA - JUNHO 2012
                                                                      *Pr. Robson Carlos Gomes

Ao passar pela Avenida Antonio Ferreira Sobrinho na altura do nº. 1680 depara-se com uma parte da história de Jaciara que se mantêm fiel a vista e a memória de muitos. Alguns nomes e fatos podem ser visto pelos traços de dois prédios antigos que resistem ao tempo e a modernidade. 
De um lado encontra-se a fachada envelhecida, mas que ostenta seu marco histórico com uma construção que pode ser facilmente reconhecida pelos que aqui viveram lá pela década de 1960.
Em uma pequena conversa com alguém que ali trabalhou durante 14 anos pode-se perceber a importância deste prédio e de sua atividade na vida desta cidade. Parece-nos que a atividade desenvolvida na época sofreu uma serie de mudanças e as circunstancias a obrigou a interromper sua atividade oferecendo assim parte de seu espaço a algumas atividades que não diz respeito ao projeto inicial idealizado em 1960.
Uma parte do prédio esta sendo aproveitada como moradia e uma oficina de assistência técnica e outra em uma atividade comercial cedida para compra e venda de automóveis, Mato Grosso Automóveis.
De outro lado da rua pode-se ver também um prédio com suas marcas bem antigas. Um pouco mais modesto em sua arquitetura, mas que também sofreu algumas alterações nos últimos cinqüenta anos. Seu telhado já não tem as mesmas telhas, seu piso já não é o mesmo, de vermelhão passou a cerâmica. Seu tamanho, foi alongado, precisou acomodar mais pessoas. Alguns instrumentos musicais foram acrescentados, ainda que contra vontade de uma boa parte de seus freqüentadores mais antigos.
Deste lado da rua, entretanto permanecem inalteradas algumas coisas que continuam resistindo ao tempo e a modernidade. Sua pintura ainda retrata bem o período inicial. O centro de todas as atividades está em um livro que também se mantêm inalterado, a BÍBLIA SAGRADA.
Deste lado da rua ainda pode-se conversar com pessoas que estiveram presente na sua fundação, sua fidelidade, sua esperança, suas convicções parecem renovar-se a cada manhã. A certeza de que valeu a pena investir todo esforço e recursos nesta causa podem ser visto e medido em suas vidas.
Algumas coisas parecem que não vai mudar por aqui, o centro do culto continua sendo O SENHOR, a ESCRITURA SAGRADA permanece a única regra de fé e prática, continua-se a acreditar que a família bem estruturada é à base de uma boa sociedade, que o amor ao próximo se mede por uma ação que vai alem do prato.
Acreditamos que algumas coisas vão mudar, outras seguramente vão continuar sendo do jeito que foram edificadas. Como o próprio SENHOR JESUS disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. (Marcos 1331)

*Pr. Robson Carlos Gomes é ex-pastor da PIB/Jaciara

TENHA VIDA VITORIOSA!


Base: 2 Rs 5.9-14        

Pr. Gercioni  Oliveira*

Inicio de Conversa
Qual é o seu conceito sobre vida vitoriosa? Nossa cultura ensina que uma vida vitoriosa é ela aquela onde se consegue tudo o deseja; é a realização dos sonhos. Será esta a verdadeira vida vitoriosa? Não seria isso uma utopia? O que a Bíblia ensina sobre ter uma vida vitoriosa? Na perspectiva bíblica,  a vida vitoriosa não consiste em “ter” mas sim, em “ser”.
Vamos conhecer um pouco do nosso personagem Naamã.
1.    Chefe do Exercito da Síria
2.    Um homem  conceituado e respeitado pelo rei
3.    Herói de guerra
Todas estas característas na vida de Naamã eram favoráveis para classificarmos como alguém que tinha uma vida vitoriosa, porém, ele tinha uma grande dificuldade que não era notada, pois estava por baixo da couraça de um grande militar. Assim como Naamã, muitos vivem uma vida aparente; se orgulham de algumas conquistas,  mas na realidade são pessoas infelizes, pois faltam-lhes o principal, Cristo, a maior de todas as conquistas.
O que é preciso fazer para ter uma vida vitoriosa?
1.    Entenda os propósitos de Deus para sua vida
2.    Abandone os erros, equívocos de sua vida.
3.    Aceite os meios estabelecidos por Deus para agir em sua vida.
4.    Submeta sua vida à orientação da Palavra de Deus
5.    Seja persistente
Considerações finais
O que falta em você para que tenhas uma vida vitoriosa? Naamã encontrou o sentido da vida. Teve uma experiência pessoal com Deus,  seu coração se converteu ao Senhor. (v.15-19)
Você já teve um verdadeiro encontro com Deus?
Torne-se vitorioso. Encontre o sentido de sua vida.
Em Jesus nos encontramos com a vitória:”Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1 Co 15:57).
Disse Jesus: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (Jo 6:37); “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 Jo 5:4).

*Pr. Gercioni é pastor da PIB Jaciara