PIB Jaciara

"...para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade". 1 Tm 3:15

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE MUDAR


                                                  
VISTA PARCIAL DO TEMPLO BATISTA - JUNHO 2012
                                                                      *Pr. Robson Carlos Gomes

Ao passar pela Avenida Antonio Ferreira Sobrinho na altura do nº. 1680 depara-se com uma parte da história de Jaciara que se mantêm fiel a vista e a memória de muitos. Alguns nomes e fatos podem ser visto pelos traços de dois prédios antigos que resistem ao tempo e a modernidade. 
De um lado encontra-se a fachada envelhecida, mas que ostenta seu marco histórico com uma construção que pode ser facilmente reconhecida pelos que aqui viveram lá pela década de 1960.
Em uma pequena conversa com alguém que ali trabalhou durante 14 anos pode-se perceber a importância deste prédio e de sua atividade na vida desta cidade. Parece-nos que a atividade desenvolvida na época sofreu uma serie de mudanças e as circunstancias a obrigou a interromper sua atividade oferecendo assim parte de seu espaço a algumas atividades que não diz respeito ao projeto inicial idealizado em 1960.
Uma parte do prédio esta sendo aproveitada como moradia e uma oficina de assistência técnica e outra em uma atividade comercial cedida para compra e venda de automóveis, Mato Grosso Automóveis.
De outro lado da rua pode-se ver também um prédio com suas marcas bem antigas. Um pouco mais modesto em sua arquitetura, mas que também sofreu algumas alterações nos últimos cinqüenta anos. Seu telhado já não tem as mesmas telhas, seu piso já não é o mesmo, de vermelhão passou a cerâmica. Seu tamanho, foi alongado, precisou acomodar mais pessoas. Alguns instrumentos musicais foram acrescentados, ainda que contra vontade de uma boa parte de seus freqüentadores mais antigos.
Deste lado da rua, entretanto permanecem inalteradas algumas coisas que continuam resistindo ao tempo e a modernidade. Sua pintura ainda retrata bem o período inicial. O centro de todas as atividades está em um livro que também se mantêm inalterado, a BÍBLIA SAGRADA.
Deste lado da rua ainda pode-se conversar com pessoas que estiveram presente na sua fundação, sua fidelidade, sua esperança, suas convicções parecem renovar-se a cada manhã. A certeza de que valeu a pena investir todo esforço e recursos nesta causa podem ser visto e medido em suas vidas.
Algumas coisas parecem que não vai mudar por aqui, o centro do culto continua sendo O SENHOR, a ESCRITURA SAGRADA permanece a única regra de fé e prática, continua-se a acreditar que a família bem estruturada é à base de uma boa sociedade, que o amor ao próximo se mede por uma ação que vai alem do prato.
Acreditamos que algumas coisas vão mudar, outras seguramente vão continuar sendo do jeito que foram edificadas. Como o próprio SENHOR JESUS disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. (Marcos 1331)

*Pr. Robson Carlos Gomes é ex-pastor da PIB/Jaciara

Nenhum comentário:

Postar um comentário